terça-feira, 9 de novembro de 2010

APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA

 As crianças em idade pré-escolar são os seres humanos com a maior qualificação para aproveitar de plenamente os benefícios do uso do computador.
    
Se colocarmos um adulto e uma criança frente a um computador, sem que nenhum deles tenha tido qualquer contato anterior com a máquina, passando a explicar e demonstrar praticamente a utilização da mesma e de um programa específico, em mais ou menos meia hora, a criança se mostrará familiarizada com o computador e o aplicativo (logicamente adequado a seu nível), evidenciando uma atitude de confiança e segurança frente ao equipamento. Enquanto isso, o adulto, podem ter certeza, estará apenas tratando de familiarizar-se com a idéia de as vezes usar o teclado, as vezes o mouse, pensando em quando deve fazê-lo, além de demonstrar uma atitude de insegurança, como que temendo estragar, ou desmontar alguma coisa.
     Para a criança trata-se de uma característica natural, ou seja, trata-se de outra atividade lúdica, outro objeto interessante para  manipular, explorar e projetar seu interesse em pela descoberta.

    Já, os adultos, trazem consigo uma carga de experiências negativas adquiridas ao longo da vida, que acarretam a necessidade do fazer certo, evitar o erro. É por isso que precisam de horas de capacitação , apenas para recuperar a confiança e acharem que tornaram-se capazes.
    Deste modo, as crianças não precisam de  cursos de capacitação ( na verdade para adquirir confiança, no caso dos adultos) para familiarizarem-se com o equipamento, podendo aprender seu uso com facilidade a partir de atividades que explorem o gosto pela descoberta, usando temas de interesse próprios dessa faixa etária, tão bem conhecidos de nossos professores ao preparar-lhes exercícios para sala de aula.
   Estarão aprendendo a usar o computador, sem ter aulas de informática, concomitantemente com a realização de atividades significativas para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário